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segunda-feira, 6 de maio de 2013

O princípio da arte

Pinturas rupestres de Ubirr (c.40000 a.C.) -Austrália

Arte Rupestre

A arte começa com os povos pré-históricos e primitivos. O termo "rupestre" vem da prática que esses povos tinham de pintar e entalhar a rocha, empilhando depois pedras para formar grandes desenhos no chão.
 A atitude em relação à pintura e às estátuas era em geral semelhante, pois eles não as consideravam meras obras de arte, mas objetos que tinham alguma função definida.
Povos primitivos, não porque sejam mais simples do que nós, os seus processos de pensar, com frequência são por vezes mais complicados que os nossos, mas por estarem mais próximos do estado em que, num dado momento, emergiu a humanidade. Entre eles não há diferença entre edificar e fazer imagens, no que se refere à utilidade. Acreditam que imagens são feitas para protegê-los contra outros poderes, que para eles são tão reais quanto as forças da natureza. Pinturas e estátuas, em outras palavras são usadas para realizar trabalhos de magia.
Fica complicado entender esses estranhos começos sem penetrar na mente dos povos primitivos e descobrir qual o gênero de experiência que os faz pensar em imagens como algo poderoso para ser usado e não como algo bonito para se contemplar, por vezes são ainda mais vagos a respeito do que é real e do que é imagem.
Certa ocasião quando um artista europeu fez desenhos de animais domésticos numa aldeia africana, os habitantes mostraram-se nervosos: “Se levar consigo o nosso gado, do que iremos viver?”
Essas estranhas idéias nos ajudam à compreender um pouco melhor as pinturas passadas, que chegaram até nós. São tão antigas quanto qualquer outro vestígio histórico existente.
Foram descobertas em paredes de cavernas e em rochas na Espanha e no sul da França, no século XIX, os arqueólogos a princípio não acreditaram que figuras tão animadas, naturais e vigorosas tivessem sido feitas por homens da Era Glacial, porém, aos poucos os apetrechos encontrados nessa região comprovaram que esses bisões, mamutes ou renas tinham sido gravados ou pintados por homens que caçavam estes animais e, portanto, os conheciam muito bem.
Caverna de Lascaux (c. 15000 a.C) - França
A explicação mais provável para essas pinturas rupestres ainda é a de que se trata das mais antigas relíquias da crença universal no poder produzido pelas imagens, em outras palavras, parece que os caçadores primitivos imaginavam que, se fizessem um desenho de sua presa, e até as cutucassem com suas lanças e machados de pedra, os animais verdadeiros também sucumbiriam ao seu poder.


Fontes do dia
Livros:
- A história da arte de E.H. Gombrich
- Tudo sobre arte de Stephen Farthing.

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